cascavel sempre será lembrada. Vista a distância por causa do seu chocalho na ponta da cauda, esse réptil está presente na árvore genealógica da jararaca, outra cobra bastante perigosa.
Encontrada em diversos países da América do Sul, América Central e América do Norte, a cascavel causa pânico por onde passa, visto que o seu veneno é um dos mais concentrados dentre as cobras, o que na maioria dos casos pode ser fatal.
O que chama a atenção é que os filhotes são considerados muito mais perigosos do que os adultos, uma vez que por não estarem totalmente formados, esses pequenos répteis são incapazes de controlar a quantidade de veneno que é injetado na vítima. O veneno da cascavel é em sua maioria, hemotóxico, ou seja, é capaz de causar coagulopatia (interrompe a coagulação do sangue) e destrói órgãos e tecidos.
Picadas de cascavel deixam cicatrizes permanentes, e mesmo com tratamento imediato, o veneno pode causar a perda de um membro ou então à morte. Os sintomas mais comuns após a picada são hemorragias, salivação, paralisia e muita dificuldade em respirar.
Embora os filhotes sejam considerados mais perigosos, uma picada de uma cascavel adulta é normalmente fatal, visto que por serem mais experientes, essas serpentes conseguem atingir alguns pontos vitais da presa (nesse caso entram em sua maioria os animais atacados pela cascavel).
A boa notícia é que se aplicado a tempo, o antídoto do veneno pode reduzir o risco de óbito para menos de 4%.