Quem nunca passou por um grande incômodo devido ao aparecimento de aftas? Com dificuldade para comer, desconforto e dor, as aftas aparecem normalmente, mas podem ser tratadas. As aftas são feridas pequenas ou ainda úlceras localizadas na boca. Com aparência redonda e esbranquiçada, a afta é envolvida ainda por uma auréola avermelhada. Acontece normalmente na língua, interior dos lábios, palato ou bochechas e, quando aparecem em tamanhos pequenos, saram em aproximadamente 10 dias sozinhas. As maiores – com tamanho superior aos 12 mm – são mais difíceis de aparecer, mas também mais difíceis de curar.
Quais as causas?
Medicamentos naturais
Água morna e sal grosso
Bálsamo com óleo essencial
Chá de alfavaca
Com propriedades analgésicas, antissépticas e relaxantes, o chá de alfavaca ajuda a aliviar a dor e tratar a infecção. Para preparar, use duas colheres de chá das folhas de alfavaca e 500 ml de água fervente. Coloque as folhas na água já fervente e deixe em repouso por dez minutos. Armazene em um recipiente de vidro escuro e faça gargarejos e bochechos várias vezes ao dia.
Chá de manjericão
Outro medicamento natural que pode ajudar é o chá de manjericão. Use 10 folhas para cada xícara de água. Coloque os dois ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos, desligue o fogo, tampe e deixe amornar. Coe e faça bochechos em seguida, de duas a três vezes ao dia. O medicamento possui propriedades antissépticas ajudando na higiene agilizando a cicatrização.