Google investe bilhões em pesquisas para prolongar o tempo de vida do ser humano


Quanto tempo você gostaria de viver?

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado em 2014, as pessoas estão vivendo mais. De acordo com o documento, as pessoas nascidas a partir de 2012 vivem 6 anos a mais que aquelas nascidas em 1990. Em uma média global, uma mulher nascida a partir do ano citado pode viver até os 73 anos, enquanto o homem, até os 68.
Os que passaram dessa média chegaram a um pouco mais de 100 anos. Segundo registros oficiais, a francesa Jeanne Calmet, nascida em 1875 e falecida em 1997, no auge dos seus 122 anos e 164 dias, é uma das pessoas que mais viveram.
Mas se você acha que isso é muito, precisa conversar com Bill Marris, alto executivo da Google Ventures, braço da Google que, dos US$ 2 bilhões já investidos, dedicou a maior parte a projetos de saúde e ciências da vida.

Pouco se sabe sobre o processo de envelhecimento. As pesquisas nessa área têm sido mais intensas há cerca de 30 anos. Por isso, a empresa visa investimento em pesquisa para reverter o processo de envelhecimento e aumentar o tempo de vida. Marris acredita que a atual média de vida pode ser multiplica em no mínimo cinco vezes. “Se você me perguntar hoje ‘é possível viver até os 500?’, minha resposta é sim”, afirma o executivo. Essa seria, como ele considera, uma de suas grandes vitórias.
"Na verdade temos as ferramentas nas ciências da vida para alcançar qualquer coisa que você tem a audácia de imaginar", diz ele. "Eu só espero viver o suficiente para não morrer”, confessa Marris.
Já vivemos muito
Nem a média da OMS nem a pesquisa do executivo da Google estão muito distantes do que está registrado na Bíblia, que mostra pessoas que viveram muito além da média sonhada por Bill Marris. É o caso de Matusalém, que viveu nada menos que 969 anos (Genêsis 5.27).
O tempo de vida registrado nas Escrituras Sagradas foi decrescendo com o tempo. Após o dilúvio, a idade caiu para menos de 200 anos. Noé viveu 950 anos e foi o último a viver tanto, pelos registros da Palavra de Deus. A última citação bíblica a respeito da idade de seus personagens refere-se a Josué, que viveu 110 anos (Josué 24.29). A partir de então, não há mais registro de idade (exceto do Senhor Jesus).
A respeito dos anos de vida, Moisés já declarava“Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Salmo 90.10